As empresas devem aguardar a publicação, no Diário Oficial da União (DOU), da medida do Governo Federal que aprovou a ampliação dos prazos de recolhimento dos seguintes tributos:

- Contribuição previdenciária (INSS): do dia 10 para o dia 20;
- Imposto de Renda Retido Fonte (IRRF): do dia 10 para o dia 20;
- Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins): do dia 20 para o dia 25.

Recorda-se que a medida vinha sendo proposta pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e amplamente anunciada na imprensa.

A aprovação da ampliação dos prazos de recolhimento dos tributos acima fez parte da 28ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que se realizou ontem, 06.11.2008, no Palácio do Planalto.

Foram aprovadas várias ações governamentais em razão da crise econômica mundial, possibilitando maior preparo e proteção do Brasil diante dos problemas econômicos e sociais que a crise possa acarretar.

Vale ressaltar que, embora a alteração dos prazos acima não tenha sido publicada na edição normal do DOU de hoje, não está descartada a possibilidade de constar em Edição Extra do DOU.

Fonte: Editorial IOB


 
   
Tricont Contabilidade - Praça Antônio Prado, 33 - 15º andar – cj 1510 – Centro
(11) 3106-0800 – tricont@tricont.com.br